terça-feira, 10 de junho de 2008

ESTOU MUITO BEM, graças a Deus. Mas tem gente morrendo por falta de doador...

Aproveitei a beleza do texto e imagem, que vi no blog:

http://coizarada.blogspot.com

(nem pedi a permissão dele, meu Deus! mas acredito que ele possa até ficar orgulhoso de ver o quanto foi importante, neste momento difícil)... Estou em campanha permanente para doação de medula (ou outros órgãos). Mesmo que eu não precise mais (tudo pode acontecer). Mas, se tu mesmo precisares um dia? Vai lá, por favor. Te inscreve no REDOME, que fica geralmente no Hemocentro de tua cidade. Vai lá... Salve uma vida! (Não é piada, podes mesmo SALVAR UMA VIDA!!!!!!!!!!!!!!!!!).

Eis o texto que quero dividir com vocês:


" Quando somos crianças, sonhamos em ser um super herói e poder salvar o mundo, depois crescemos e nos atribulamos cada vez mais em nossas responsabilidades e obrigações e tentamos salvar a nós mesmos dos males do desemprego, da miséria e da violência. Nos encarceramos no nosso mundo, talvez numa atitude egoísta e agradecemos por termos saúde e podermos continuar nossa labuta diária na manutenção dela e da qualidade de vida conquistada as duras penas. Raramente nos lembramos de pessoas que não estão ao nosso redor, mas necessitam com urgência de uma minúscula parte de nossa vivência e da nossa boa vontade.

Transcrevo aqui um trecho de um apelo de Maria Teresa Vieira da Silva, que tem um familiar necessitando com urgência de um doador de medula óssea:

“A corrida contra o tempo começou.
Quem não tem uma doença desse quilate na família, desconhece a dor de lutar contra os dias, que se esvaem, correm e não param, como sabemos.

Desconhecem aqueles que não vivenciam essa realidade, outrossim, como é simples doar esse líquido (sim, a medula é composta por um líquido, chamado líquor! Não tenho vergonha de dizer que, antes de tudo isso, desconhecia esse fato).

Basta que a pessoa se dirija ao hemocentro de sua cidade (em Porto Alegre, há duas outras opções, o Hospital de Clínicas e a Santa Casa) e colete cerca de 10ml de sangue. Seu sangue será tipado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar as características genéticas que podem influenciar no transplante. Pronto! A partir daí, aquela pessoa passa a fazer parte do Redome (Registro Nacional dos Doadores de Medula). Caso haja compatibilidade com um doente, essa pessoa será convidada a se tornar um doador. O procedimento, em caso de aceitação, também não é complicado: a pessoa permanece internada por 24 horas ou pouco mais, para retirada de parte do líquor da medula. No dia seguinte, havendo desconforto, o tratamento é feito com analgésicos. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais cinco dias após a doação.
Insta ressaltar que QUALQUER PESSOA com idade entre 18 e 55 anos pode se tornar doador. Ouve-se muito nesse meio que para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro.
Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte (sítio do Instituto Nacional do Câncer, http://www.inca.gov.br/ ).”

Se hoje nós crescemos e temos a certeza que não podemos mudar o mundo, quem sabe então podemos salvar a vida de uma ou várias pessoas e se isso for possível, então toda a nossa existência já terá valido a pena."

Transcrevi novamente um trecho da carta da Tetê pois farei isto, acreditem (e espero cumprir) para sempre. Não sei (nem nunca poderemos saber) quanto tempo tenho pela frente. Não me interessa mais. Pode ser o tempo que for, mas ele será muito bem vivido. Vi a cara da morte, tudo o que passei está bem registrado. Jamais esquecerei os momentos de dor e de temor. Serão inesquecíveis. Mas me abriram uma janela para outro tipo de vida.

Volto para falar no assunto. Hoje queria mostrar apenas o quanto somos poderosos, podemos salvar a vida de alguém!

Beijos.

Um comentário:

tetemil disse...

Por favor Sra. Autora dessa Novela da Vida real,

Peço encarecidamente em meu nome e em nome de todos os gaúchos telespectadores dessa nobre e de utilidade pública novela que a senhora a ATUALIZE com as cenas dos últimos capítulos!
Devo dizer que se a senhora fosse contratada da Globo, da Band ou do SBT, já teria sido despedida ! Afinal de contas, deixar o telespectador curioso tem limites, né?

Beijos,

tete (a sua telespectadora mais assídua)