sexta-feira, 25 de abril de 2008

Quem diria, estou voltando ao normal! Graças a Deus....

O Emanuel Medeiros Vieira é escritor e poeta, mané da Ilha, mas morando em Brasília há muitos anos. Mandou aviso deste poema no blog LESMA LERDA, e senvergonhamente me apossei. Pela razão muito simples de que me encheu os olhos de lágrimas, saudades dessa Desterro de que ele fala... E da infância, em que a gente é outra pessoa... Machado disse: "O menino é o pai do homem", e estava certo, como sempre. Mas não sabíamos ainda que adulto se gestava em nós, e brincávamos por uma cidade pequena, livres e à vontade como o vento...


DESTERRO

Desterro cumpriu-me
e cumpriu-se.
O rio começava atrás de casa
(como eu),
e foi embora - afluentes.
Vento sul, Campo do Manejo, Rita
Maria, Rio da Avenida, Miramar,
bala queimada, Catecipes, Praia do Muller,
procissão do Senhor Morto, Cine Rox,
gibis, Grupo Escolar Dias Velho,
Chico Barriga D´Água, paixão camuflada pela menina
da Rua de Cima - ela nunca soube.)
Só enuncio: acumulo - sobrecarregado.

O rio foi embora.
Casa demolida, mãe na soleira da porta, pitanga no
quintal, regata na Baía Sul, matracas, turíbulos, trapiche da
Praia de Fora, gaita-de-boca, groselha, tainha frita,
fogão de lenha, beliches, pé de amora.

Perdeu-se o rio: não sei do seu delta.
Perdi-me: tiro certeiro na gaivota.
A rua pequena, era a maior do mundo - coração.
Desterro inunda-me:
outrora/agora.

Emanuel Tadeu Medeiros Vieira, meu doce tio Tadeu...Saudades!


2 comentários:

Sonmarry disse...

Minha doce Lê.
Confesso que ao abrir teu blog, fiquei meio abobada.... ora triste (chorava), ora alegre (sorria).
Estava escutando vc falar, é como se estivesse aí pertinho de vc.

Vivi todo seu drama (mais uma vez), avaliei, aquilatei teu desânimo, tua prostração. Coisas de doente.
Difícil é te imaginar doente, todavia os fortes também têm sua hora de fragilidade.

E como sempre, ressurge a Letícia que conhecemos, do nada, sem esperar o milagre acontece e nos brinda com um texto sincero, espontâneo, autêntico e o mais importante, escrito pelo próprio punho (coisas de pessoa iluminada).

Seja bem-vinda amiga. À vida, ao nosso meio, a tua rotina, teus filhos, teus pais, familiares e amigos.

E acredite que hoje é um dia perfeito e convida você, fruto da perfeição, para mais uma vez, conquistar o que Deus tem para você
e, pode apostar - são coisas boas que seus olhos ainda não viram,
e esperam o seu despertar, a sua vontade de vencer, de superar-se,
pois em você reside a INFINITA CAPACIDADE de RECOMEÇAR.

Beijos iluminados nos eu coração. Fica com Deus
Te adoro..

Unknown disse...

Minha tão ama da Heroína...
Eu e o Fernando nos emocionamos ao ler o teu blog...ficamos muito feliz por teres entrado nesta nova etapa. A etapa da ressureição sim. A nossa Letícia ressurgiu ainda mais forte e iluminda. permito-me dizer que apesar do meu caso ter sido diferente...é bem isto o que acontece. Veceste e daqui para frente tudo continuará a melhorar...
Te amamos muito.
Beijos no teu coração.
Teus primos Mirinha e Fernando