quinta-feira, 3 de abril de 2008

2 e 3 de abril - oitavo e nono dias


Bom dia, pessoal:

Hoje estou cor-de-rosa. Às vésperas do transplante. Pensam que estou nervosa, medrosa, confusa? Podem esquecer! Estou muito tranqüila. O fim de toda esta história está chegando, a partir de amanhã, renovarei. Nascerei de novo.

Aproveito para registrar aqui uma explicaçao do que está sendo feito comigo: estou com leucemia mielóide aguda, tipo M2. Já estou na quarta internação, desde 28/08/07. E amanhá passarei pelo transplante. Achei pelo google, uma entrevista feita pelo dr Dráuzio Varella com o dr.
Jacques Tabacof que é médico hematologista. Especialista em tratamento de leucemias e linfomas, trabalha nos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein. .
Transplante de medula óssea
DrauzioEm linhas gerais, como se realiza o transplante de medula óssea?

Tabacof – Há dois tipos de transplante: o transplante autólogo e o alogênico.

O autólogo é, na verdade, uma quimioterapia em doses muito altas que leva à eliminação total das células do sangue e da medula óssea. Ela acaba com a leucemia, mas provoca também um esvaziamento total da medula óssea. Morrem as células boas e as ruins. Por isso, antes da quimioterapia, coletam-se células do sangue ou da medula óssea do próprio paciente, que são congeladas e guardadas. Terminada a quimioterapia, elas são devolvidas através da corrente sangüínea, como numa transfusão, e vão repovoar a medula. Essa estratégia mostrou-se útil na consolidação de algumas leucemias agudas.
Portanto, já estou no fim de todo este longo tratamento. Felizmente, com poucas intercorrências. Ontem nem escrevi aqui porque estava num dia chato: acabou a quimio e tive muitos enjôos, sonolência, dores pelo corpo, recolhida na cama na maior parte do tempo. Claro que o apetite já foi embora. Nem consigo mais olhar para a comida. Só consigo tomar água de coco. Continuo pendurada no cachorrinho (prá quem náo sabe é aquele suporte dos soros), mas hoje é um dia de descanso. Sem quimios.

Vim aqui novamente para PEDIR ORAÇÕES! NÃO TENHO DÚVIDAs de que sairá tudo bem, como tem saído até agora. A fé tem me dado a força necessária para continuar sem medo...

Recado para os meus filhos: amo muito vocês. Sinto demais a separação física nestes momentos de internação. Mas penso que tudo tem uma boa explicação: é para o amor entre a gente se fortalecer ainda mais, todos os dias. Pensem na mãe não como uma pessoa que está sofrendo, mas sim como alguém que está guerreira, confiante e entendendo que a vida náo é feita só de coisas boas. E sáo nestes momentos de distanciamento por alguma doença que a vida ganha mais sentido. Beijo Rodrigo. Beijos Ju. Beijos Nanda. Que saudades de vocês!!!!!!!!!!!
Como sairei daqui renovada, com células novinhas, acredito que até eu
ficarei mais novinha...rs...
Amo vocês!

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela nova vida!!!!!