sexta-feira, 18 de abril de 2008

17 de abril - 24* dia de internação - ALTA! Graças a Deus!

Queridos amigos:

Ganhei alta hoje. Era prá ter sido ontem, mas como eu ainda estava no antibiótico, resolveram esperar 24 horas para ver como meu corpo responderia à sua retirada.

Imaginem como me sinto! Feliz, descansada dos procedimentos hospitalares que machucam tanto a gente, descansada da preocupação de que tudo tem que dar certo no hospital, para depois seguir em frente, ainda sob o controle médico, mas muito mais dona de mim ... Feliz porque agora volto prá casa, ao lado de quem realmente amo, e mais perto daqueles que realmente me interessam! Feliz por tudo ter dado certo! Agradecida a Deus e à medicina, sempre...

Continuo muito cansada. Mas nem parece, quem me olha, me vê inteira, jamais pensará que passei por um processo tão pesado, este tal transplante. Podem acreditar. Ou perguntem para quem está por perto! Até estranho esta discrepância, este bem estar geral que sinto e o cansaço que enfrento, até em tarefas simples. Não me preocupo ainda pois é assim mesmo, conforme relato dos que passaram por isto. O corpo é muito agredido, a atenção fica muito difusa impedindo até que eu consiga ler ou escrever, mais concentradamente.

Já estou até me desculpando dos deslizes, da falta de conexão de alguns textos que escrevi nestes últimos dias, que acabei de reler (devagarinho, mas consegui!)... É tudo mais difícil, acreditem. Mas nada assustador, nada que não se supere! Estou me sentindo mesmo muito bem. Mesmo sem fazer nada, acreditem!

Agora entendi uma mensagem que recebi lá no CAPC (Centro de Apoio à Pacientes com Câncer), em agosto último quando tive a felicidade de ter sido incluída num grupo que recebeu tratamento completo, no Ribeiráo da Ilha.

A mensagem dizia que é este, um dos únicos momentos da vida, em que posso ser egoísta. Posso e devo. Pensar integralmente em mim, como presente de Deus. E por esta importância, preciso cuidar de mim. Pensar em mim. Querer e gostar de mim, mais do que nunca... Me corrijam se entendi a mensagem erroneamente, por favor.

Mas entendi e sinto que este momento em que me encontro desde agosto, quando confirmou a tal da leucemia mielóide aguda, M2, precisa ser assim. Agora a leucemia foi embora. Claro, deixou sequelas que serão superadas ao longo do tempo e serão. Nunca perdi a fé. Nunca perdi a confiança, a vontade de lutar, o gosto pela vida, e a certeza de que tudo acabará bem.

Agora começa outra etapa. De medula nova, igual bebê. Meu comportamento também terá que ser como bebê (não riam de mim, guardo as devidas proporções..rs). Como estou renovada, estou muito vulnerável à qualquer tipo de infecção. Todo cuidado é muito pouco. Tento tomar atenção a tudo que como, bebo, toco... Mas o bebê é muito frágil, dependente dos outros, sem autonomia. Não tem problema. Esta nova fase, apesar de tudo, vai ser com menos dor, mais certezas, vital! Me ajudem...

Agradeço aos meus filhos, meus pais, Jorge, toda família, amigos reais (especialmente às grandes amigas-irmãs), amigos conquistados pelas letras do orkut e net, enfim, por todos que um dia se preocuparam e pediram a Deus, para que tudo acabe bem...

A primeira etapa (nossa, foi longa mas passou até mais rápido que eu imaginava!), fica na memória. Acabou o primeiro protocolo de tratamento hospitalar, que durou de 28.08.07 a 17.04.08.

Quase oito meses! Mais de cem dias de internação, as duas primeiras no Hospital de Caridade e a duas últimas, no Hospital Celso Ramos, na unidade do Cepon, no TMO _ Transplante de Medula Óssea.

Tive tratamento vip desde o início. Desde a hotelaria hospitalar, tratamento médico e assistencial, familiar,quanto ao carinho generalizado de todos que sabiam do que eu enfrentava. Até dos desconhecidos, amigos dos que me cercam. Fiquei surpresa com tanta solidariedade e bem estar proporcionado por tudo o que descrevi! Volto a agradecer. Nem sei como dizer mais... Nunca, por mais que eu fale, terei agradecido o suficiente! Mas serei eternamente grata...

Não voltarei para onde moro, nestes primeiros dias. A minha irmã Vera, preparou um canto maravilhoso, cercado de todos os cuidados. Ela, o Nicolau e meu afilhado e sobrinho Dudu nem sabem o que fazer, para que eu fique bem. Será sssim o início desta nova etapa. Maravilhoso, também!

Beijos, amigos. A próxima redação será de casa... Como Deus quer e sempre determinou o meu caminho...

Obrigada pelas orações e amor...

Letícia, feliz da vida...






2 comentários:

Sonmarry disse...

Minha doce amiga Lê.
Como você também aprendi no CAPC o significado do "egoismo". Vc já se doou demais aos outros. Agora chegou sua vez de doar-se a si própria. "Cultive a sua terra interior com sementes que dão lindas flores e saborosos frutos.
Com o tempo, vem a colheita do que você plantou.... A semente do bem que se planta rende bons frutos permanentemente" (livro sabedoria todo dia)
Boa recuperação amiga. Fica com Deus.
Te adoro

VIVER disse...

Querida amiga Le
Acabei de falar com vc pelo fone e vim ler suas mensagens no blog,aliás diria que é algo que faço diriamente todas as vezes que acesso meu perfil do orkut.
Amiga, que bom ve-la assim, e uma etapa já vencida agora a nova etapa não será tão árdua e ainda mais agora perto dos familiares, com certeza, digo pque aprendi com minha lindinha, que o maior remedio para um ser humano é o AMOR, feliz daquele que tem para dar e para receber AMOR, seja ele da familia, dos amigos reais, dos amigos virtuais enfim..o AMOR realmente nos faz sempre renascer.
E quando ao ser egoísta, isso sem problemas, eu sempre penso que na vida sempre devemos pensar antes em nós para depois nos outros, sabe PORQUE?
Pque do momento que queremos sempre o melhor para nós, em todos os sentidos, sempre teremos mto a compartilhar com quem amamos.
Seremos sempre a luz para os cruzam nossos caminhos e um alento para aquele que buscam nossas palavras.
Bjs querida amiga e com certeza diria até breve, pque logo estarás ao convivio tbém dos amigos....
Que Deus continue sempre te iluminando e te protegendo