terça-feira, 25 de março de 2008

25 de março de 2008 - primeiro dia da quarta internação

Fui informada ontem, de que deveria me apresentar hoje no hospital Celso Ramos, unidade de TMO , às nove e meia. Comigo deveriam vir os exames laboratoriais (dezoito), a plestimografia (pulmão), ecocardiogramas (fiz o torácico e o transesofágico, as declarações dos médicos que me assistem de que estou bem em suas áreas,e o relatório da hematologista que cuida do meu caso.

Esta unidade chamada de Transplante de Medula Óssea, fica no Hospital Celso Ramos, no quarto andar. Em Florianópolis-SC.

Tem apenas onze leitos. Faz parte do CEPON (Centro de Pesquisas Oncológicas). Quando iniciei o tratamento contra a leucemia, em agosto/07, fiquei internada em um hospital geral, por conta do plano de saúde (por sinal, um dos mais completos que existem neste Brasil). Posso garantir que a assistência que tive na última internação, aqui no TMO, e a que estou iniciando hoje, nem de longe se parecem com aquelas anteriores. Mesmo que eu náo tenho do que reclamar daquelas internaçoes, tudo é muito diferente. Aqui é uma unidade específica para cuidar de medula óssea. Começa por aí a diferença de tratamento! E aqui tudo é público, financiado pelo SUS. Mas parece coisa de primeiro mundo... Graças a Deus, estou tendo este privilégio..

Vim para cá, trazendo este relatório médico:

  • RELATÓRIO DE ENCAMINHAMENTO MÉDICO

  • Sra : ML /Idade : 52 anos / Psicóloga / Divorciada
  • 3 filhos / 6 irmãos : nenhum HLA compatível
  • Procedente de Florianópolis / SC
  • "Acompanhada desde início de 2007 por FAN reagente > 1/320 associado a neutropenia leve.
  • Toda avaliação inicial , incluindo sorologias foram negativas .
  • Em fins de julho, volta com HMG revelando neutropenia mais impte , associado com anemia leve , sem plaquetopenia no primeiro momento. Foi encaminhada ao reumato sem que nada de significativo fosse observado.
  • Como havia piorado muito o perfil hematológico optamos por coletar MO pois observamos nesta data também manchas em pele tipo café com leite.
  • O mielograma de 14 de agosto revelou a presença de 43 % de blastos com granulação e vários com bastonetes de Auer( M2 x M3). A primeira citogenética foi inconclusiva pois não foi observado metáfases.
  • Em 21 de agosto coletamos nova MO para Imunofeno e cariótipo , que confirmou a presença de blastos mielóides clonais não compatível com M3. O cariótipo posteriormente não revelou nem a t(15,17), nem a t (8,21). Foi 46, XX. Não havia distúrbio da coagulação tão pouco.
  • Consideramos LMA M2 sem t (8,21) detectada por cariótipo e iniciou tratamento de indução em 30 de agosto de 2007, com esquema DNR 3 dias + AraC 7dias.
  • Apresentou reação de taquicardia durante infusão de DNR, que foi resolvida com o uso de difenidramina.
  • O Eco cardio pré indução não revelou nenhuma alteração cardíaca com FE de 62%.
  • Evoluiu com complicações usuais , vindo a recuperar inicalmente plaquetas no D15 pós QT e dos neutrófilos no D20 pós QT.
  • Em 09 de out de 2007 coleta MO + imunofeno : ausência de blastos leucêmicos em freqüência superior a 0,01%, ou seja Remissão hematológica e imunofenotípica.
  • Em 15 de outubro de 2007 inicia QT de consolidação , com mesmo esquema da indução.
  • Evoluiu com pancito pós qt e neutropenia febril no D7 pós QT , tendo HC negativas.
  • No D11 pós Qt já havia recuperado plaquetas e no D 13 pós QT recuperou neutrófilos.
  • O FAN após a indução permaneceu reagente nos mesmos títulos iniciais.
  • Apresentou quadro de alteração perfil hepático pós QT de consolidação, sendo avaliada pela gastro, que liberou QT , sem outros problemas.
  • Em dez de 2007 interna na Unidade de TMO do HGCR para QT de intensificação e mobilização, tendo evoluído pós QT com quadro de ICC + Sépsis por E Coli, com quadro de diarréia importante, sem Toxina A +.Chegou a necessitar de Noradrenalina.
  • Em 02/01/08 coleta CD34: 10,9 x 10 6 cel /kg.
  • Após alta hospitalar , evoluiu ainda com alguns episódios de diarréia, porém com progressiva melhora.
  • Tem quadro de rinite alérgica crônica , em acompanhamento com Dr S. , que a liberou para o tratamento atualmente em curso.
  • Tem em mama E imagem hipodensa de 2,2 x 2 cm que vem em acompanhamento com a mastologista Dra É.. Em 12/03/08 realizou PAAF que não revelou qquer alteração impte.
  • O Ecocardio feito agora revelou FE de 71% , com cateter em AD espessado. O eco transesofágico feito para confirmar tal alteração em 18 de março foi normal. Pletismografia : sem alteração .
  • Exames pré ATMO OK.Persiste Fan > 1:320.
  • Tem port que foi heparinizado em 12/03/08 sem problemas.
  • Encaminhada para realização de ATMO."
Fpolis, 20 / 03 / 08 (assinado pela médica que me assiste).

Cheguei pontualmente, acompanhada da minha filha Nanda, e da minha irmã Isabel que não pode subir porque só pode um por vez, nesta unidade.

Infelizmente, ao entrar, escutei um pai dizendo para alguém, que tinha sido chamado porque seu filho foi encaminhado nesta noite para a UTI. Já gelei. Mas fiz de conta que nem tinha escutado.

Enquanto eu aguardava o meu chamado, na recepçao da unidade, entrou uma ministra da eucaristia. Já solicitei a comunháo e foi assim que entrei aqui. Iluminada, santificada e abençoada.

Logo fui recepcionada por vários integrantes da unidade e encaminhada para o quarto 406. Sozinha. É o único quarto com cama para somente um paciente. Já pedi para me encaminhar para outro logo que tiver vaga. Gosto de gente e de companhia...

Já conversei com outras pacientes - uma delas, iniciou o tratamento na mesma época que eu, e tem a mesma enfermidade. Ela chegou na sexta e me animou bastante, dizendo que a quimio é bem mais suportável e não se queixa de efeitos colaterais. Que ótima notícia!

Já tiraram sangue para analisar alguns exames e já conversei com a médica de plantão, enfermeira-chefe, assistente social, nutricionista, chefe de cozinha e várias técnicas de enfermagem (sentiram que a mulheres fazem a diferença por aqui????).

Ah, a chef de la cuisine vem perguntar o que a gente quer comer, acreditam? Traz uma lista de possibilidades e escolhemos. Comi arroz, feijáo, salada de beterraba, bife acebolado e batata palha, no almoço. Acompanhavam: sobremesa (salada de frutas cozidas - náo podemos comer frutas in natura, infelizmente), e suco de caju.

E assim vou levando a vida. Para frente...







2 comentários:

Sakae disse...

Mãe, tudo vai dar certo!! Vamos que vamos que esta é a última internação... Mil beijões...

VIVER disse...

Querida e guerreira amiga Le
Temos fé em Deus e com certeza em breve voltarás ao nosso convivio querida amiga.
Estás em minhas orações e em meus pensamentos diários
Beijos querida amiga
Regina