domingo, 6 de janeiro de 2008

Sobre o Auto-transplante de Medula Óssea

Etapa #1 COLETA DA MEDULA
As células para transplante (Stem Cell) são coletadas através do processo chamado aférese, o mesmo utilizado para doação de plaquetas. Através do cateter, a máquina retira o sangue e separa a medula das hemácias e das plaquetas. Apenas a medula é colhida para, então, ser congelada a -159.C. É difícil coletar a medula na primeira vez, mas a mãe consegui com RDC (número de células da medula) recorde: 150.

Etapa #2 REUNIÃO
A família e o paciente são chamados para uma reunião. Será explicado o processo do transplante detalhadamente para a assinatura do "Termo de esclarecimento consentido".

Etapa #3 QUIMIOTERAPIA
A quarta internação é, enfim, a última. Far-se-á uma quimioterapia pré-TMO para depois transplantar as novas células, de acordo com a doença do paciente.

Etapa #4 DESCONGELAMENTO
No dia do transplante, a equipe do Hemosc descongelará a medula no próprio quarto da mãe, em banho-maria.

Etapa #5 INFUSÃO
Quando pronta, é colocada como se fosse uma transfusão de sangue, através do cateter. Após o transplante, são cerca de 10 a 15 dias para a medula "pegar". Este dia será marcado como o novo nascimento da mãe.

Um comentário:

Unknown disse...

oi meu nome e´vivan meu marido tem milodisplasia mas parece que esta se tornando leucemia estou com medo tenho medo de perdelosexta vamos ter o resultado do exame a medica dele disse que se conseguimos tratar as celulas doente pode ate fazer um autotrasnplante queira deus que de certo orem por por ele obrigada vivian