sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

D-18 (dezoito dias após a quimio)

Letícia pediu que eu atualizasse seu blog (Tetê). De manhã, a Letícia esteve acompanhada da mana Isabel, que deixou registradas todas as ocorrências do período, as quais passo a relatar:
A Dra. Inês esteve às 9h15min avaliando a Letícia. Disse que a Leleca está com líquido no coraçao. Teve uma insuficiência cardíaca provavelmente "transbacteriana". Indagada pela Letícia acerca de possíveis seqüelas, disse a médica que ainda não de pode prever nada nesse aspecto. Referiu que os medicamentos darão conta de recuperar seu coração. Disse que a Letícia deve comer (dieta hipercalórica e hiperprotéica), caso contrário irá colocar uma sonda (psicologia infantil).
Às 9h50min a Letícia teve um mal súbito (suor frio + palidez). As enfermeiras foram chamadas e viram que a pressão arterial estava normal (127/100). Não chegaram a um consenso quanto ao motivo do mal súbito. A Enfermeira Sandra acha que isso se deu em razão de uma baixa nas taxas de potássio. Tomou remédio para isso. Outra acha que foi em razão da diminuição da quantidade de Noradrenalina ministrada. As Enfermeiras inisistiram que a Leleca deveria comer para não precisar da sonda. Foi muito elogiada pelas Enfermeiras. Disseram que era uma paciente exemplar, muito esforçada e que se ajuda muito. A mana Bel ficou muito orgulhosa! A cor dos lábios, que tinha desaparecido, voltou. Às 10h30min a Letícia tomou banho na cama. Às 11h15min comeu uma gema de ovo inteira!
Às 12h10min retiraram todos os fios do port-cath. Ficou só com o cateter da perna, que deve ser retirado amanhã, se tudo correr bem.
Às 13h uma médica auscultou o coração da Leticia e disse que estava melhor do que ontem.
Assumi às 13h (Tetê).
Achei a Letícia melhor hoje. Está com menos fios pendurados (tem só 5 hoje). Ela almoçou relativamente bem (comeu umas 8 colheradas de feijão e 1 colher de refogado de vagem). A psicologia infantil da médica surtiu efeito...Tomou bastante água. Não consegue tomar mais água de côco. Que diria, logo ela, que adorava! Ela diz que tem gosto de açúcar puro...São os efeitos da quimio, que, entre outros efeitos nefastos, altera o paladar do paciente.
Às 14h45min rezamos a novena da "Medalha Milagrosa" (da Santa Catarina Labourè)- 6o. dia. Rezamos por ela e pelos demais pacientes do TMO, principalmente pela d. Teresinha, que continua ruinzinha na UTI.
O exame de glicemia realizado às 14h55min demonstrou taxa de 124 (em comparação ao realizado às 7h, que deu 118, está OK, diz a moça da coleta, porque às 7h a Letícia estava em jejum e agora, às 14h55min, tinha acabado de almoçar).
Leleca dormiu às 15h, mas acordou às 15h30min em virtude de necessidades fisiológicas. Temperatura às 15h45min: 36,4 graus. Sem febre!
às 16h55min tomou uma injeção de vitamina K. A pressão arterial às 16h estava em 113/77. Dormiu às 16h de novo. Depois atualizo o restante.

Nenhum comentário: